Programa Espacial
O que é
Reconhecido internacionalmente, o programa espacial brasileiro possui uma forte base em engenharia e tecnologia, infraestrutura de apoio às atividades espaciais e numerosos observatórios e laboratórios de pesquisa.
As atividades espaciais no País tiveram início na década de 60, com a construção do primeiro centro de lançamento (CLBI), em 1965. Dois anos depois, o primeiro foguete de sondagem foi lançado. Em 1993, o primeiro satélite brasileiro chegou à órbita da Terra e, em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi criada.
O Brasil é hoje um dos países com melhor capacitação para aplicar tecnologias geradas pelas atividades espaciais em áreas de grande impacto econômico e social, como telecomunicações, meteorologia e fornecimento de imagens do planeta. Porém, os investimentos nos programas de alta complexidade envolvem não só melhorias para a sociedade, mas também vantagens estratégicas para o Brasil.
A Agência Espacial Brasileira é responsável por coordenar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI). Também gerencia as atividades do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que desenvolve foguetes de sondagem e lançadores de satélites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário